HISTÓRIA E MEMÓRIA ESCOLAR DE JOVENS ENCARCERADOS EM UM MUNICÍPIO DO MARAJÓ – PARÁ

Autores

  • Michele de Nazaré Oliveira Balieiro UFPA
  • Sônia Maria Pereira do Amaral UFPA
  • Enil do Socorro de Sousa Pureza UFPA

Palavras-chave:

Histórias, Mem´órias, Escola, Criminalidade, Encarcerados

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa que culminou em Trabalho de Conclusão de Curso. A pesquisa teve como objetivo narrar e reconstituir histórias e memórias escolares de jovens encarcerados em um município do Marajó – Pará; bem como, analisar as contribuições da escola e as representações deixadas por ela à vida desses jovens. Quanto à abordagem, utilizamos a pesquisa qualitativa, com os objetivos de uma pesquisa exploratória e procedimentos de uma pesquisa etnográfica. Como interlocutores, foram selecionados 05 (cinco) jovens encarcerados no Centro de Recuperação Regional de Breves (C.R.R.B) que também funciona como Unidade Penitenciária da Região do Marajó (U.P.R.M). Os dados foram obtidos por meio de análise documental e pela entrevista com roteiro semiestruturado. Os resultados da pesquisa apontaram que os jovens trazem histórias e rememorações semelhantes quanto as suas vidas; apresentam os seus desafios diante de fatores internos e externos que contribuíram para evasão escolar e para suas inserções na criminalidade. Apontam ainda o desejo desses jovens, de voltar às atividades escolares e para a escola, visto que, a partir da situação atual que se encontram, perceberam que a escola contribuía positivamente em suas vidas.

Biografia do Autor

Michele de Nazaré Oliveira Balieiro, UFPA

Especialista em Direitos Humanos e Diversidade, e Licenciada em Pedagogia ambas pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Email: michelle.balieiro77@gmail.com

Sônia Maria Pereira do Amaral, UFPA

Doutoranda em Antropologia – PPGA/UFPA, Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura e Licenciada em Pedagogia pela UFPA.

Email: smpa40@yahoo.com.br

Enil do Socorro de Sousa Pureza, UFPA

Mestrando em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento local na Amazônia – PPGEDAM/NUMA/UFPA, Especialista em Gestão Escolar e Licenciado em Pedagogia pela UFPA.

Email: enilpureza@yahoo.com.br

Publicado

2022-01-14

Como Citar

BALIEIRO, M. de N. O. .; AMARAL, S. M. P. do .; PUREZA, E. do S. de S. . HISTÓRIA E MEMÓRIA ESCOLAR DE JOVENS ENCARCERADOS EM UM MUNICÍPIO DO MARAJÓ – PARÁ. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 07, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7645. Acesso em: 23 jan. 2022.