CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM

SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB

Autores

  • Cleodir Moraes UFPA

Palavras-chave:

Diário do hospício, Hospício é Deus, Lima Barreto, Maura Lopes Cançado

Resumo

Revisito, aqui, à luz da produção musical, o tema do engajamento em Belém nos fins dos anos 1960 e na década de 1970. Isso me leva a refletir sobre alguns referentes musicais e socioculturais inscritos na canção, com os quais parte dos compositores se expressou criticamente frente aos debates estéticas centrados na MPB e às questões políticas relacionadas às ações desenvolvimentistas estatais na Amazônia brasileira. Eles projetaram, em cores vivas, imagens e ideias com as quais deram visibilidade a aspectos da realidade local e, ao mesmo tempo, saíram em sua defesa. Tal atitude participante, esculpida nos quadros de um “alinhamento consciente”, de uma “escolha de posição”, seletiva, parcial e arbitrária como qualquer outra, sinaliza, o mais das vezes, uma forma de engajamento do artista no jogo dinâmico e imprevisível de relações sociais do presente vivido.

Biografia do Autor

Cleodir Moraes, UFPA

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Escola de Aplicação e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UFPA. cleodirmoraes@uol.com.br Serviço Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atua no cargo de professor de educação básica de História na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). E-mail: edivaldorafael007@gmail.com

Publicado

2022-01-30

Como Citar

MORAES, C. CANÇÃO POPULAR E POLÍTICA EM BELÉM: SONORIDADES “CABOCLAS” E AÇÕES NACIONAIS DESENVOLVIMENTISTAS NA MPB. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7633. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS