A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA E AS DEMANDAS QUE SE SUCEDEM À LEI 10.639/03
Palavras-chave:
História da Educação, População Negra, Escravidão, Lei 10.639/03Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar uma breve análise acerca do Ensino de História da Educação e a população negra no Brasil, a partir de pressupostos históricos que referendam a base empírica sobre História da Educação nos cursos de formação docente. Para tanto, é realizado um estudo perspicaz no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia, com ênfase para a disciplina que trata da História da Educação Brasileira, bem como é traçado um arcabouço teórico que delineia desde a educação jesuítica, as Reformas Pombalinas, até os dias atuais, com a implementação da Lei 10.639/03. E como pano de fundo desta análise ergue-se os resquícios da escravidão no país, que serviu de esteio para o tecido social brasileiro solapando qualquer conjuntura que visasse promover políticas públicas e ações sociais que garantissem o direito de acesso à cidadania à população negra através da educação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Paula de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.