CORPO, LUGAR, PODER E AFETO NO CINEMÃO

PARANDO PARA VÊ-LOS, PARANDO PARA OUVI-LOS...

Autores

  • Mário Fellipe Fernandes Vieira Vasconcelos UFC

Palavras-chave:

Cinema, Corpo, Espaço, Afeto

Resumo

Reduzir as apropriações que os sujeitos fazem de cines pornôs a um simples reduto de encontros eróticos entre homens seria incorrer em uma percepção apriorística do lugar, privilegiando a análise da ocorrência de um tipo de cena que ali se processa em detrimento de outras. Parto da premissa de que os “cinemões” funcionam como um emaranhado de discursos e práticas que tensionam estruturas internalizadas pelos sujeitos no espaço da rua (na cultura) com outras que são produzidas e negociadas no interior dos mesmos, com sensibilidades que são da ordem do momento, sensibilidades circunstanciais. Utilizando a observação e a experiência corporal como método de pesquisa, dialogando com a experiência cartográfica, sensações como cheiro-odor, claro-escuro, tocar-distanciar, falar-silenciar, atuarão como mediadores de engajamentos práticos e da constituição de formas de interação e de sociabilidades amparadas pelas semânticas do escuro e do anonimato.

Biografia do Autor

Mário Fellipe Fernandes Vieira Vasconcelos, UFC

Mestrando em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista CNPQ e integrante do NUSS (Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Identidade).

E-mail: fernandesvv10@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

VASCONCELOS, M. F. F. V. . CORPO, LUGAR, PODER E AFETO NO CINEMÃO: PARANDO PARA VÊ-LOS, PARANDO PARA OUVI-LOS... Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7623. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS