TEMPOS MODERNOS E O ESPAÇO DO TRABALHO

Autores

  • Eric de Sales UnB

Palavras-chave:

História do Cinema, Mundo do Trabalho, História - Cinema

Resumo

As produções cinematográficas são carregadas de “ágoras”, por terem em si a carga das representações de vivencias e angustias, produzindo, configurando e organizando as experiências das pessoas. Neste sentido, um dos maiores produtores de representações na cinematografia do Século XX foi Charles Chaplin, que por meio de suas obras mostrou a organização da sociedade em que viveu, as dificuldades que as pessoas de classes mais baixas enfrentavam e a pela busca da felicidade. O Presente artigo visa discutir aspectos do mundo do trabalho na sociedade ocidental representados em uma das obras mais representativas de Chaplin, qual seja, Tempos Modernos (1936). O cinema é carregado de representações, assim como é um documento de seu próprio tempo, um testemunho que pode e deve ser utilizar como meio para discussão histórica e de representação, sendo isto o que se pretende aqui.

Biografia do Autor

Eric de Sales, UnB

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisa Desenvolvida com fomenta da Capes. Mestre em História Social pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Justiça de Transição. Professor da rede pública do Distrito Federal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5965893392083309

E-mail: malkerik@yahoo.com.br ou malkerik@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

SALES, E. de . TEMPOS MODERNOS E O ESPAÇO DO TRABALHO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7621. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS