1980

UMA DÉCADA PARA FICAR NA HISTÓRIA DO BORDADO DE PASSIRA-PE

Autores

  • Isabella Karim Morais Ferreira de Vasconcelos UFRPE / UFPE

Palavras-chave:

História Oral, Bordado Manual, Feira do Bordado Manual

Resumo

Entre 1980 e 1990 muitos acontecimentos marcaram a história da prática do bordado manual no município de Passira-PE, a exemplo da inauguração da feira anual do bordado manual, da instauração da primeira cooperativa de bordadeiras da cidade e da interferência inédita da gestão pública no desenvolvimento da atividade. Esse artigo traz a narrativa desses eventos por meio da pesquisa documental e do uso do método da história oral temática discutido por Meihy e Holanda (2013), posto em prática nas entrevistas realizadas com algumas personagens que atuaram diretamente nesses acontecimentos. Também sobre seu embasamento teórico-metodológico, citamos Barros (2008), Gil (2007) e Vieira (2007). E consideramos finalmente que, além da narrativa construída aqui, existem outras questões a serem refletidas e investigadas na trajetória dessas bordadeiras e desse bordado manual.

Biografia do Autor

Isabella Karim Morais Ferreira de Vasconcelos, UFRPE / UFPE

Mestre em História Social da Cultura Regional, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Bacharel em Design, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Email: isabellakarim@gmail.com

Publicado

2022-01-14

Como Citar

VASCONCELOS, I. K. M. F. de . 1980: UMA DÉCADA PARA FICAR NA HISTÓRIA DO BORDADO DE PASSIRA-PE. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 4, n. 06, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7618. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS