O MUNDO DO TRABALHO SEGUNDO A CARTILHA TEATRAL DO “ESTADO NOVO”

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos UFU

Palavras-chave:

Teatro Operário, Estado Novo, Formas de leitura

Resumo

Este artigo examina a comédia Julho, 10! produzida por operárias em plena ditadura do governo Vargas. O texto dialoga o tempo todo, com os princípios erigidos pelo “Estado Novo”, num tipo de “engajamento às avessas”, ou seja, alinhado com a lógica do capital. Mesmo estando em sintonia com todo o repertório governamental que propagava a harmonia entre as classes, levanta uma questão importante: apesar da condenação e da tentativa de ocultação das lutas dos trabalhadores, essa operação não deixa de conter a revelação da lembrança dessas mesmas lutas, ou melhor dizendo, representações do mundo do trabalho e do movimento operário.

Biografia do Autor

Kátia Rodrigues Paranhos, UFU

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-graduação em História dada Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do CNPq e da Fapemig. Organizadora, entre outros, do livro História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012. katia.paranhos@ufu.br

Publicado

2022-01-30

Como Citar

PARANHOS, K. R. . O MUNDO DO TRABALHO SEGUNDO A CARTILHA TEATRAL DO “ESTADO NOVO”. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 16, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7603. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS