APRESENTAÇÃO

Autores

  • Alisson Cruz Soledade Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ariane Cordeiro Paixão DICTIS/UECE

Palavras-chave:

Apresentação, Bilros, História, Artes, Sociologia, Política

Resumo

É com enorme satisfação que anunciamos o décimo sexto número da Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s). Esse periódico é fruto do interesse e do esforço conjunto de discentes da graduação em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de doutorandos/as egressos/as desta mesma instituição pública e que agora se encontram em outros Programas de Pós-Graduação. O décimo sexto número foi composto de textos com temática livre submetidas à Bilros e duas republicações de artigos da ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, periódico editado pelo Instituto de História e pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia.

Em um contexto político de desmonte das políticas culturais e de perseguição aos setores da cultura que não se alinharam ou submeteram aos arroubos autoritários do Executivo Federal brasileiro - explicitados de maneira trágica pelos incêndios no Museu Nacional e na Cinemateca, bem como no boicote realizado pela Funarte ao Festival de Jazz do Capão na Chapada Diamantina na Bahia - e no estabelecimento de grupos negacionistas na esfera pública nacional que se baseiam em uma perspectiva de cultura etnocêntrica, racista e de verniz nacionalista, como o defendido pelo ex-secretário de Cultura do Governo de Jair Messias Bolsonaro, a Revista de História Bilros ratifica sua posição de reconhecimento da importância do setor cultural para o país e, diante disso, presta seu apoio a todos e todas trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

Nesse sentido, a escolha por republicar textos da revista ArtCultura busca reforçar a relevância do trabalho feito pelo Instituto de História e pelo  Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, os quais se constituíram como agentes fundamentais para a consolidação da História Cultural no campo historiográfico brasileiro através de reflexões renovadas acerca do campo cultural, mas também por ser um divulgador de pesquisas de excelência sobre a relação entre história e arte para a compreensão da História do Brasil.

Biografia do Autor

Alisson Cruz Soledade, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Corpo Editorial da Bilros. DÍCTIS/UECE.

Ariane Cordeiro Paixão, DICTIS/UECE

Corpo Editorial da BILROS - DÍCTIS/UECE.

Publicado

2022-01-30

Como Citar

SOLEDADE, A. C.; PAIXÃO, A. C. APRESENTAÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 8, n. 16, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7602. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO