APRESENTAÇÃO

Autores

  • Gabriel Arcelino do Rêgo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Reverson Nascimento Paula Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Apresentação, Hist´ória, Artes, Política

Resumo

Com muita satisfação a “Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s)” torna público o seu quarto número, resultado do esforço coletivo dos discentes do Curso de História e do Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará. A Revista Bilros divulga, nessa edição, dezessete trabalhos correspondentes às seções: “Artigos”, “Resenhas” e “Experiências de ensino”.

Mais do que debater, analisar e divulgar a produção historiográfica e de áreas afins, esta edição mais uma vez pluraliza as modalidades, os objetos de pesquisa, os recortes temporais e as abordagens teórico-metodológicas utilizadas nestes escritos. Nesta edição são abordados objetos como a relação entre memória e o patrimônio, a moda como campo de análise historiográfico, a educação como construção da identidade nacional, a poesia e os diários como fonte de análise, o uso de graphic novels para a compreensão de abordagens teóricas, a disputa de poder no século XVIII, a escrita epistolar como espaço de sociabilidade, a experiência brasileira com as forças auxiliares, as transformações urbanísticas no Rio de Janeiro, os discursos e as construções de espaço social, os estudos de imagens medievais, o entretenimento popular no século XIX, dentre outros.

Trilharemos uma breve caminhada para lhes apresentar e deslumbrar com o que está sendo colocado para sua apreciação nesta nova edição.

Biografia do Autor

Gabriel Arcelino do Rêgo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Corpo Editorial da Bilros/ UECE.

Reverson Nascimento Paula, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Corpo Editorial da Bilros / UECE.

Publicado

2022-01-12

Como Citar

RÊGO, G. A. do .; PAULA, R. N. APRESENTAÇÃO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 3, n. 04, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7592. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO