ENTREVISTA COM O ESTRIGAS

Autores

  • Danielle Almeida Lopes Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Entrevista, Estrigas, Artes

Resumo

Na tarde chuvosa do dia 17 de Março de 2014, o artista plástico Nilo Brito Firmeza, mais conhecido pelo apelido Estrigas, nome que carrega consigo desde moço; recebeu-me em seu Sítio Firmeza (uma ilha de calmaria localizada no bairro Mondubim em Fortaleza –Ceará), para uma conversa sobre arte, modernismo e outros tópicos importantes relacionados à pintura, tais quais: nomes da arte local e impressões sobre a arte cearense contemporânea. Filho de Hermenegildo Brito Firmeza e de Bárbara Brito Firmeza, Estrigas nasceu no dia 19 de setembro, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da capital cearense. Formado em odontologia, passa a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP, em 1950, onde realiza seus primeiros cursos de pintura e desenho, e torna-semembro da diretoria desta, em 1953. Exerce a profissão de odontólogo em paralelo com a pintura, atuando como colaborador de revistas especializadas e jornais de grande circulação da cidade de Fortaleza, publicando textos sobre artes plásticas.

Biografia do Autor

Danielle Almeida Lopes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada pela Universidade Estadual do Ceará em Licenciatura em História, atualmente é bolsista PROVIC/UECE atuando na seguinte linha de pesquisa: "CAPITALISMO E CIVILIZAÇÃO NAS CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ (1860 - 1930)" - Práticas letradas e urbanidade vinculado ao Mestrado Acadêmico em História da Universidade Estadual do Ceará (MAHIS\ UECE).

Publicado

2022-01-08

Como Citar

LOPES, D. A. . ENTREVISTA COM O ESTRIGAS. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 03, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7587. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

ENTREVISTANDO