POR UMA OUTRA DIÁSPORA

FORMAÇÃO HISTÓRICA E DISPERSÃO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ NO GRANDE RIO

Autores

  • Rodrigo Pereira UERJ

Palavras-chave:

Candomblé, Rio de Janeiro, Diáspora

Resumo

O artigo versa sobre as diversas origens que o candomblé tem na cidade do Rio de Janeiro e sua diáspora para regiões afastadas do Centro da cidade. Por origem entende-se tanto o local de origem do/da dirigente, como sua ligação com as diversas "nações" do candomblé. O artigo visa não apenas identificar essas origens, mas, sobretudo elucidar, mesmo que de forma inicial, os processos que levaram os terreiros a se expandirem pelo Grande Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, UERJ

Professor Colaborador na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo vínculo, ainda, com o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (UFRJ) e atua como Arqueólogo na empresa Archeo Consultoria e Planejamento LTDA. É Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Bacharel e Licenciado Pleno em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisador de elementos das religiões afro- brasileiras. Em antropologia atua na análise do candomblé debatendo micro-política em terreiros, eventos de sucessão e temas relacionados à liminaridade, sob a perspectiva de Victor Turner. Quanto a arqueologia, atua na pesquisa de cultura material e espaços edificados, rituais e profanos em casas de candomblé.

Publicado

2022-01-08

Como Citar

PEREIRA, R. . POR UMA OUTRA DIÁSPORA: FORMAÇÃO HISTÓRICA E DISPERSÃO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ NO GRANDE RIO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 03, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7580. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS