O “POLÍTICO” NOS PANFLETOS DE MILTON NA REPÚBLICA INGLESA.

Autores

  • Fernanda Fonseca Coutinho UERJ

Palavras-chave:

Jonh Milton, Revolução Inglesa, político

Resumo

Este artigo tem como intuito analisar o discurso de John Milton a partir das obras Tenência dos reis e magistrados (1649) e Defesa do povo inglês(1651). Para isto, nos basearemos na perspectiva do conceito do “político” de Pierre Rosanvallon, para demonstrar que o pensamento do autor é uma tentativa de responder aos problemas que o incomodavam no século XVII, e como este está inserido e influenciado pelos conflitos presentes neste período. Os problemas e conflitos estavam relacionados tanto a perda de prestígio e poder de Carlos I como a insatisfação da sociedade inglesa do século XVII com relação ao governo do Rei. Desta forma, a hipótese é que o argumento de John Milton foi criado a partir do contexto, marcado pela instabilidade política e a importância da Bíblia, entendida pela sociedade da época como a fonte de toda verdade.

Biografia do Autor

Fernanda Fonseca Coutinho, UERJ

Graduanda da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrante do projeto de pesquisa do professor Carlos Mauro de Oliveira Júnior intitulado, Ideias de liberdade, natureza e República da Inglaterra dos séculos XVI e XVII.

Publicado

2022-01-08

Como Citar

COUTINHO, F. F. . O “POLÍTICO” NOS PANFLETOS DE MILTON NA REPÚBLICA INGLESA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 03, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7578. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS