O “EU DO INFORMANTE E O EU DO HISTORIADOR”

ACONTECIMENTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA ORAL

Autores

  • Caio Lucas Morais Pinheiro UECE

Palavras-chave:

Resenha, Alessandro Portelli, História Oral

Resumo

PORTELLI, Alessandro. A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios. Ética, memória e acontecimento na história oral. Lisboa: Edições Unipop, 2013. O livro “A morte de Luigi Trastulli e outros ensaios: ética, memória e acontecimento na história oral” proposto para análise é de autoria de Alessandro Portelli, que o dividiu em duas partes: “Oralidade, ética e metodologia” e “Acontecimentos, memórias e significados”, respectivamente.

Biografia do Autor

Caio Lucas Morais Pinheiro, UECE

Mestrando em História no Programa de Pós-graduação em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade de Estudos em Esporte (SEE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na área de História do Esporte através de trabalhos sobre a História do Futebol Cearense, concentrando-se em temas ligados ao amadorismo, profissionalização e o surgimento das torcidas organizadas no Ceará.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

PINHEIRO, C. L. M. . O “EU DO INFORMANTE E O EU DO HISTORIADOR”: ACONTECIMENTOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA ORAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7538. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

RESENHAS