FONTES PARA UMA HISTÓRIA DO TEATRO AMADOR EM SOBRAL-CE

TEXTO E CONTEXTO

Autores

  • Edilberto Florêncio dos Santos UECE/UEVA

Palavras-chave:

História-teatro, Fazer teatral, Cidade

Resumo

O presente trabalho tem como intento a apropriação do fazer teatral enquanto fonte para a discussão e a compreensão das questões sociais de seu tempo, por meio do movimento de teatro amador desenvolvido na cidade de Sobral, localizada no Estado do Ceará, nas últimas décadas do século XX. Procurando analisar tal produção tanto em seu texto, presente nos sentidos e intencionalidades do enredo e da cena; quanto em seu contexto, ou seja, as condições de sua produção e sua inserção na realidade social e cultural, onde atores e atrizes (sociais) se inserem no cenário da cidade, praticando e intervindo nela por meio da arte.

Biografia do Autor

Edilberto Florêncio dos Santos, UECE/UEVA

Especialista em Ensino de História do Ceará pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE. Professor substituto desta mesma IES.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SANTOS, E. F. dos . FONTES PARA UMA HISTÓRIA DO TEATRO AMADOR EM SOBRAL-CE: TEXTO E CONTEXTO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7537. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS