REFLEXÕES SOBRE FONTES HEMEROGRÁFICAS NA PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO

SUGESTÕES PARA O TRABALHO HISTORIOGRÁFICO

Autores

  • Willian do Nascimento Sampaio UECE

Palavras-chave:

Fontes, Periódicos, Produção histórica, Método

Resumo

O objetivo desse trabalho é compreender as problemáticas que envolvem o uso das fontes hemerográficas na produção do saber histórico e lançar sugestões para trabalhar com tal fonte. A metodologia de trabalho utilizada foi a problematização sistemática do tema, buscando elucidar o mesmo com base em referenciais teóricos. O objeto de pesquisa surgiu a partir do Seminário da disciplina de Introdução aos estudos históricos que teve por objetivo de fazer os alunos entrarem em contato com as fontes e as questões que as envolvem. Por fim, apontam-se formas de tratamento, mecanismos de constituição destas fontes (tais como seus textos e contextos), procedimentos de análise e reflexões sobre o papel do historiador.

Biografia do Autor

Willian do Nascimento Sampaio, UECE

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), bolsista PRAE/UECE. Integrante do grupo de pesquisa em Práticas Urbanas- GPUR, atuando no eixo de Hábitos e costumes.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SAMPAIO, W. do N. . REFLEXÕES SOBRE FONTES HEMEROGRÁFICAS NA PRODUÇÃO DO SABER HISTÓRICO: SUGESTÕES PARA O TRABALHO HISTORIOGRÁFICO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7536. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS