MARACATUS DE FORTALEZA:

DISCURSOS IDENTITÁRIOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS E O PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • Marcelo Renan Oliveira de Souza UFPE/IPHAN

Palavras-chave:

Maracatu de Fortaleza, Políticas públicas culturais, Patrimônio Cultural

Resumo

Tomando como base a variedade dos discursos formadores de uma representação das identidades e das tradições culturais do maracatu do Ceará, e mais especificamente os maracatus de Fortaleza, problematizaremos as formas de circulação destes discursos a partir de registros documentais compreendidos entre os anos de 1980 e 2012. Investigaremos a repercussão da relação dos maracatus fortalezenses com as ações institucionalizantes nas políticas públicas culturais, e no concurso carnavalesco, contribuindo no jogo das formações das identidades e tradições culturais dos maracatus na contemporaneidade. Analisaremos, neste trabalho, também, o atual debate sobre a possibilidade de registro desta manifestação enquanto bem cultural de natureza imaterial da cidade de Fortaleza e do Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Renan Oliveira de Souza, UFPE/IPHAN

Graduado em História pela universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a graduação foi voluntário no Programa de Iniciação Científica, onde deu início aos estudos sobre a cultura e as religiões afro brasileiras no Recife no pós-abolição. Entre 2009 e 2012 realizou estágio no Centro de Formação Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval, onde se dedicou ao estudo das relações entre o universo simbólico das religiões afro brasileiras e formas de expressão do carnaval de rua do Recife. Atualmente é Mestrando em Preservação do Patrimônio Cultural, no Programa em Especialização do Patrimônio (PEP) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde estuda os maracatus do Ceará e as construções simbólicas dos maracatus cearenses como patrimônio cultural imateiral.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUZA, M. R. O. de . MARACATUS DE FORTALEZA: : DISCURSOS IDENTITÁRIOS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS E O PATRIMÔNIO CULTURAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7530. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS