UMA NOVA NATAL, UM NOVO LUGAR:

MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE UM CONJUNTO HABITACIONAL

Autores

  • Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho UFRN
  • Rudá Silva de Pinho UFRN

Palavras-chave:

Conjunto habitacional, Nova Natal, memória, Identidade, Representação

Resumo

Após três surtos migratórios para Natal, capital do Rio Grande do Norte, o poder público iniciou uma política de construção de vários conjuntos habitacionais na região norte da cidade, à outra margem do rio Potengi, no início dos anos 1980. Diversos problemas permearam a vida dos moradores recém chegados, sendo os principais elementos de mobilidade urbana, saúde, educação e lazer. Neste contexto está inserido o conjunto habitacional Nova Natal, localizado no bairro Lagoa Azul, o mais distante do centro da cidade. Como objeto do nosso estudo, pretendemos evidenciar a representação deste novo espaço de moradia sob a perspectiva e vivência de moradores, tomando como base a memória de cada um para, consequentemente, entender a construção identitária. Dessa forma, para atingirmos esse objetivo, percorremos a história do conjunto, observando o contexto da sua criação, desenvolvimento do comércio, melhorias estruturalmente urbanas e degradação ambiental.

Biografia do Autor

Giovanni Roberto Protásio Bentes Filho, UFRN

Acadêmico do curso de graduação em História (licenciatura plena), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Estudos Espaços da Modernidade – UFRN.

Rudá Silva de Pinho, UFRN

Acadêmico do curso de graduação em História (bacharelado), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2021-12-31

Como Citar

BENTES FILHO, G. R. P. .; PINHO, R. S. de. UMA NOVA NATAL, UM NOVO LUGAR:: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DE UM CONJUNTO HABITACIONAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7528. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS