AS VÁRIAS MANEIRAS DE LUTAR:

O TRABALHISMO NA UNIÃO OPERÁRIA DO ENGENHO DE DENTRO

Autores

  • Glauco José Costa Souza

Palavras-chave:

Trabalhismo, Anarquismo, Greve, Trabalhadores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar de quais maneiras o trabalhismo se manifestou no início do século XX no Rio de Janeiro. Para esta análise, a União Operária do Engenho de Dentro será utilizada como exemplo, pois através dela alguns trabalhadores fizeram uso de mecanismos moderados para solucionar seus problemas. Ao mesmo tempo em que as greves foram uma importante arma para isso, a busca por apoio parlamentar e, consequentemente, a garantia legal de determinados direitos básicos, permitiu a uma parcela da nascente classe operária brasileira atenuar suas péssimas condições laborais.

Biografia do Autor

Glauco José Costa Souza

Graduando do 7º período da Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-IM). E-mail: glauco.josecosta@hotmail.com

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUZA, G. J. C. . AS VÁRIAS MANEIRAS DE LUTAR: : O TRABALHISMO NA UNIÃO OPERÁRIA DO ENGENHO DE DENTRO. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 2, n. 02, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7527. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS