AS RESSIGNIFICAÇÕES DA CULTURA POPULAR NA OBRA DA COMPOSITORA BRANCA RANGEL

Autores

  • Ana Luiza Rios Martins Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Cultura Popular, Tradição, Musica

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as ressignificações da cultura popular na obra da compositora Branca Rangel. Para tanto, a trajetória dessa pianista foi recomposta juntamente com as suas músicas que estavam esquecidas nos acervos sonoros da cidade de Fortaleza. Utilizadas como fontes, essas partituras mostram como a compositora incorporou o universo das festas e costumes tradicionais, revelando para um público letrado os traços de uma cearensidade redefinida após o processo de urbanização que passou Fortaleza. O período pesquisado vai do ano de 1892, data do seu nascimento, até 1963, ano de sua morte. A pesquisa é um trabalho interdisciplinar entre os campos da História e a Música. Sua base teórica é centrada nas leituras de Cultura Popular desenvolvidas por Renato Ortiz e Geneviéve Bollème.

Biografia do Autor

Ana Luiza Rios Martins, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui Graduação em História - UVA (2008), Especialização em História do Brasil - INTA (2009), Mestrado em História e Culturas - UECE (2012) com bolsa da CAPES. Atualmente é doutoranda em História (UFPE). Leciona no curso de graduação em História e Pós Graduação em História do Brasil da UVA - IDECC. Participa do Grupo de Pesquisa DÍCTIS - Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Popular, Tradição e Música.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

MARTINS, A. L. R. . AS RESSIGNIFICAÇÕES DA CULTURA POPULAR NA OBRA DA COMPOSITORA BRANCA RANGEL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7525. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS