DO NEOPLATONISMO PITAGÓRICO A PEDRO NUNES:

UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XVI

Autores

  • Diego Pimentel de Souza Dutra Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Matemática, Neoplatonismo Pitagórico, Pedro Nunes, Ciência Moderna

Resumo

O presente artigo busca demonstrar de que forma se estabeleceu uma mentalidade de medida voltada acima de tudo, para uma valorização epistêmica e científica da Matemática durante o século XVI, período em que a Natureza ainda era encarada de maneira qualitativa e organicista. Partindo de um contexto mais geral que abrange todo o continente europeu por meio de um estudo sobre a retomada do Neoplatonismo Pitagórico, para uma abordagem mais específica da sociedade portuguesa personificada nas obras e na atuação do grande matemático e cosmógrafo-mor Pedro Nunes, buscaremos analisar o debate em torno da promoção do saber matemático como linguagem para se entender e estudar os fenômenos da Natureza, e de que forma tamanho debate viria a contribuir para o nascimento da Ciência Moderna.

Biografia do Autor

Diego Pimentel de Souza Dutra, Universidade Federal Fluminense

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense e professor de História das redes municipais de Itaboraí (RJ) e de Magé (RJ).

Publicado

2021-12-30

Como Citar

DUTRA, D. P. de S. . DO NEOPLATONISMO PITAGÓRICO A PEDRO NUNES:: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO SÉCULO XVI . Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7521. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS