A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS DA WEB 2.0 NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR

Autores

  • Carla Silvino de Oliveira Faculdades INTA
  • Edinielson Figueiredo Santos SEDUC-CE/ Faculdades INTA

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Ferramentas Virtuais, Formação do historiador

Resumo

A pesquisa tem como objetivo problematizar a utilização das ferramentas virtuais da web 2.0 no curso presencial de licenciatura em história. Para isso, discutimos as concepções pedagógicas de ensino e a utilização das mídias, nas vertentes de ensino tradicional e inovador, através das obras de Litwin (2001) e Behar (2009). Analisamos os modelos propostos por Jonassen (2006), para a construção do conhecimento colaborativo, através do uso das Tecnologias da Informação e Comunição – TIC's e realizamos um relato de experiência, sobre a utilização das tecnologias digitais, especificamente as ferramentas virtuais da web, pelo docente historiador no curso de licenciatura em história. Para execução da pesquisa escolhemos uma Instituição de Ensino Superior – IES, da rede privada e acompanhamos a utilização da ferramenta virtual aplicada em três disciplinas do curso de história. No relato de experiência percebemos que o docente aplica o método colaborativo de aprendizagem, contribuindo para construção do conhecimento histórico critico e problematizador.

Biografia do Autor

Carla Silvino de Oliveira, Faculdades INTA

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Professora das Faculdades INTA.

Edinielson Figueiredo Santos, SEDUC-CE/ Faculdades INTA

Mestrando em Computação Aplicada a Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor SEDUC-CE/ Faculdades INTA.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, C. S. de .; SANTOS, E. F. . A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS DA WEB 2.0 NA FORMAÇÃO DO HISTORIADOR. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7520. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS