A EDUCAÇÃO NA MEMÓRIA DE ANTIGAS PROFESSORAS DA LOCALIDADE DE LAGOA DO PEIXE EM RUSSAS - CE (1966-1975)

Autores

  • Rogério Maciel Nunes Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) - UECE.

Palavras-chave:

educação, professoras, interior, comunidades

Resumo

Esta pesquisa é pautada no ensino de crianças com idades entre 8 e 12 anos, no período de 1966 à 1975, na região de Lagoa do Peixe, interior de Russas-CE. Para realização da mesma toma-se como principal fonte a oralidade de antigas professoras, com as quais foram realizadas entrevistas, em que foram lançadas questões com a intensão que elas falassem sobre suas formações, o dia-dia em sala de aula, o planejamento dessas aulas, além do envolvimento com o contexto social e político da época. Define-se inclusive a temporalidade da pesquisa por tratar-se do período em que, de acordo com as entrevistadas, se deram os acontecimentos que geraram as lembranças mais marcantes, como quando uma delas deixa de ensinar em um quartinho de guardar feijão, por conta de uma inspeção da prefeitura. Buscando no decorrer do trabalho analisar, a partir dos relatos gerados pelas questões colocadas acima, o que era tido como ensino, dentro dos contextos sociais em que se vivia no período, e até aonde ia o papel do professor, enquanto educador e agente do meio social.

Biografia do Autor

Rogério Maciel Nunes, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) - UECE.

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Limoeiro do Norte - Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM).

Publicado

2021-12-30

Como Citar

NUNES, R. M. . A EDUCAÇÃO NA MEMÓRIA DE ANTIGAS PROFESSORAS DA LOCALIDADE DE LAGOA DO PEIXE EM RUSSAS - CE (1966-1975). Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7519. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS