A CIDADE E OS INSUBMISSOS:

“VEM VER OH! FORTALEZA O PIRAMBU PASSAR”

Autores

  • Raimundo Nonato Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Insubmissão, Cidade, Pirambu, Igreja Católica

Resumo

O presente artigo nasceu da necessidade de se aprofundar as reflexões realizadas durante as aulas da disciplina “Cidade e insubmissão”, ministrada pelos professores, Dr. Antônio de Pádua Santiago de Freitas e Dr. Erick Assis de Araújo, no Mestrado Acadêmico em História – MAHIS, da Universidade Estadual do Ceará, no semestre 2013.1. A priori, nossa intenção nesse estudo é analisar a Marcha do Pirambu, realizada pelos moradores daquele bairro sobre a Cidade de Fortaleza no dia 1 de janeiro de 1962. Sendo assim, buscamos compreender o que motivou os moradores do Pirambu a levar para as ruas as suas reivindicações e em que medida esse movimento significou um ato de insubmissão.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Estudante do Mestrado Acadêmico em História e Culturas da Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Santiago de Freitas.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, R. N. N. de . A CIDADE E OS INSUBMISSOS:: “VEM VER OH! FORTALEZA O PIRAMBU PASSAR”. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 1, n. 01, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/7514. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS