EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO LIBERTADORA:
CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON E PAULO FREIRE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino, Experiência, LiberdadeResumo
O presente artigo relaciona o conceito de experiência em E. P. Thompson com a educação libertadora de Paulo Freire, refletindo suas contribuições para o ensino de História. Para Thompson, a experiência é construída historicamente pelas vivências concretas das classes sociais. Já Freire valoriza a experiência do educando como ponto de partida para a construção do conhecimento e a transformação da realidade. Ambos defendem uma abordagem crítica e ativa do sujeito na História, considerando que o ensino de História, nesse contexto, deve valorizar as vivências dos estudantes como elementos centrais do processo educativo. Dialogaremos com a BNCC de 2017, que, apesar de propor competências e habilidades, apresenta limitações por seu caráter padronizador. Nesse sentindo, defendemos que é possível reinterpretar a BNCC à luz desses autores, promovendo uma educação crítica e emancipadora. Assim, História e educação tornam-se instrumentos de conscientização.
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