LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA:

ESCRITORES CRONISTAS EM RORAIMA

Autores

  • Moema de Souza Esmeraldo Universidade Federal de Roraima/UFRR
  • Iana dos Santos Vasconcelos Universidade Federal de Roraima/UFRR

DOI:

https://doi.org/10.52521/bilros.v11i23.14144

Palavras-chave:

Literatura, Jornalismo, Materialidades, Gênero literário

Resumo

Pretende-se discutir sobre a contribuição de escritores cronistas em Roraima, tomando como exemplo, os escritores Nenê Macaggi e Eliakin Rufino, que se dedicaram a esse tipo de escrita específica para jornal, sobretudo, nos periódicos O Átomo e Folha de Boa Vista. A pesquisa visa discutir as possibilidades e as aplicações de metodologias para a investigar e analisar crônicas de escritores que contribuíram para os principais periódicos dos Estados de Roraima, visando a compreensão de fenômenos sociais, culturais e históricos que levaram esses escritores a escrever em jornais e publicar literatura nos jornais de maior circulação local. Além de realizar uma revisão dos estudos sobre crônica moderna no Brasil, bem como discutir sobre a circulação de textos literários em periódicos evidenciando a relação entre literatura e jornalismo.

Biografia do Autor

Moema de Souza Esmeraldo, Universidade Federal de Roraima/UFRR

Professora efetiva na UFRR, vinculada aos Programas de Pós-graduação em Letras, Comunicação e Educação Inclusiva (Profei). Está realizado estágio pós-doutoral no Programa de Pós graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia, com bolsa CAPES/ PROCAD.

Iana dos Santos Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima/UFRR

Professora efetiva Professora da licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima- UFRR.

Referências

ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crônica. Boletim bibliográfico, Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, v. 46, n. 1/4, p. 43-53, jan./dez. 1985.

ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Fragmentos sobre a crônica. In: ARRIGUCCI JÚNIOR, Davi. Enigma e comentário. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1.

CANDIDO, Antonio. A vida ao rés-do-chão. In: A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas; Rio de Janeiro: Ed. da UNICAMP; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992. p. 14-30.

COSTA, Cristiane. Pena de aluguel: escritores jornalistas no Brasil 1904-2004. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DIMAS, Antonio. A ambiguidade da crônica: literatura ou jornalismo. Littera – Revista para professor de português e literaturas de língua portuguesa. Rio de Janeiro, ano IV, n. 12, set./dez. 1974.

ESMERALDO, Moema. Cidade em fragmentos: imagens urbanas nas crônicas de C.D.A para o Correio da Manhã. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

FIGUEIREDO, Vera Follain. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: PUC-RJ; Editora 7Letras, 2010.

GOMES, Renato Cordeiro. Representações sociais e a crônica, seus suportes e as malhas do tempo: do jornal ao livro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO, ACONTECIMENTO E MEMÓRIA. Anais… Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004.

GOFF, Jacques Le. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

MACAGGI, Nenê (Maria). A mulher do garimpo: o romance do extremo sertão norte do Amazonas. Boa Vista: Gráfica Real, 2012.

MIBIELLI, Roberto. Metapoética e Estética ou Meta-análise e Exotismo: Questões da Amazônia ou de todas as Periferias? Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 31, 2017.

MOISÉS, Massaud. A crônica. In: A criação literária: prosa. São Paulo: Melhoramentos, 1979.

MORAES, Vinícius de. Para viver um grande amor. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

NEVES, Margarida de Souza. Viajando o Sertão: Luíz da Câmara Cascudo e o solo da tradição. In: NEVES, Margarida de Souza; PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda;

RESENDE, Beatriz (Org.). O Rio de Janeiro e a crônica. In: Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995.

RIBAS, Maria. Cristina. Por uma revisão conceitual do gênero crônica: entre a montanha e o rés-do-chão. In: ANAIS CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, Campina Grande: Abralic, 2013.

SÁ, Jorge de. A crônica. 3 ed. São Paulo, Ática, 1987. (Coleção Princípios, 5).

Downloads

Publicado

2023-12-15

Como Citar

ESMERALDO, M. de S.; VASCONCELOS, I. dos S. LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA:: ESCRITORES CRONISTAS EM RORAIMA. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 11, n. 23, 2023. DOI: 10.52521/bilros.v11i23.14144. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/14144. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS