Apresentação

Autores

  • Francisco José Gomes Damasceno UECE
  • Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS

Palavras-chave:

Apresentação Bilros

Resumo

A Bilros está de volta e desta vez colocando definitivamente em dia suas publicações depois deste longo período de pandemia e imediato pós-pandemia que nos afetou a todos com um doloroso exercício de convivência com as perdas de entes queridos, amigos e familiares e que acometeu alguns de nós; depois disso a retomada das atividades após a quebra dos contatos anteriormente estabelecidos, da nossa capacidade de trabalhar e de aprendizado na convivência com o medo.

                        Uma nova época se abre para todos. Além da pandemia, o pandemônio político proporcionado por forças políticas de direita e de extrema direita, que após quatro anos de terrorismo cotidiano com ameaças ao estado de direito, às diferenças e minorias, às liberdades individuais, culmina com uma tentativa de golpe de estado elaborado e maturado neste longo período que agora está sendo investigado e revelado em suas minúcias sórdidas e os muitos personagens em sua pequenez, brutalidade e arrogância.

                        Ainda há muito a se esclarecer e a fazer. Nossa revista ao se recolocar neste terreno de produção intelectual reafirma a necessidade de liberdade, de respeito às diferenças e minorias e de uma clara necessidade de reflexões sérias, arejadas e propositivas, com a abertura de campos de divulgação abertos a todos os segmentos relacionados a universidade e de fora dela.

                        Neste volume 10, número 21 são ao todo oito (08) artigos, uma (01) resenha, dois (02) documentos (comentados) e um (01) poema na seção "Outras Histórias". Eles ampliam o leque de reflexões e intervenções pelas diferentes temáticas e formas de abordagem passeando por diferentes épocas e lugares e propondo leituras sobre alguns países, povos e culturas, além de abordar aspectos da religião e religiosidade, da festa, das relações entre países, das questões de gênero e raça, das manifestações sociais e políticas entre os seres humanos.

           

Biografia do Autor

Francisco José Gomes Damasceno, UECE

Professor Associado O - UECE.

Doutor em História Social - PUC/SP.

Pós-Doutor em Etnomusicologia - UNL/INET-MD.

Pesquisador - DÍCTIS/CNPq.

Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento, Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS

Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História e Culturas - DÍCTIS. Doutor em História com ênfase em História Cultural, representações, mediações culturais, hibridismo, juventude, música e cidades. E mail: gereradocavalcante@hotmail.com

Publicado

2023-08-27

Como Citar

GOMES DAMASCENO, F. J.; CAVALCANTE DO NASCIMENTO, F. G. Apresentação. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 21, p. 24, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11327. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO