AS FONTES DOCUMENTAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • ELLEN RISIA DE SIQUEIRA FREITAS PPGIELT - UEG

Palavras-chave:

Livro didático, Fontes documentais, História

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar as fontes documentais existentes no livro didático de História do 5º ano da Coleção Ligados.com, bem como no contexto educacional brasileiro. Explicar o papel das diferentes fontes documentais no Livro Didático de História para o ensino de História. E, por conseguinte, identificar os tipos de fontes documentais existentes no livro didático referenciado. O trabalho centra-se em uma pesquisa de caráter qualitativo e de natureza analítico-descritiva que teve como base um referencial bibliográfico a respeito da temática proposta. Percebeu-se, mesmo que ainda de maneira concisa e superficial, a forma com que o livro didático aborda determinadas temáticas, sendo estas as influências diretas no processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

ELLEN RISIA DE SIQUEIRA FREITAS, PPGIELT - UEG

Pedagoga pela universidade estadual de Goiás - UEG 2015-2018. Mestre em Educação - PPGIELT - UEG 2021-2023. E-mail: risia.ellen@gmail.com

Referências

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia, Fagundes de; BORELLA, Regina Nogueira. Ligados.com História, 5º ano. 1º Edição. São Paulo. Editora Saraiva, 2014. p.1-27.

ARAÚJO NETO, Miguel Leocádio. Sobre a materialidade dos livros e seus sentidos. Ver. de Letras - Nº 28 - Vol. 1/2 - jan/dez.2006.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1990). São Paulo, V.30, n.3, p.475-491.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livro didático. Texto extraído e adaptado da pesquisa “Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar”. Tese de doutorado em História Social da F.F.L.H USP,1993.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria da Educação Fundamental: Brasília, 1997.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: História: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015. 236 p. Disponível em: file:///C:/Users/Agelica/Downloads/pnld_2016_historia.pdf. Acesso feito no dia 16 de setembro de 2017.

COSTA, Andrea. Técnicas de coleta de dados e instrumentos de pesquisa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – RN. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/andreacosta/desenvolvimento-de-pesquisa/tecnicas-de-coletas. Acesso em 12 de Setembro de 2017.

FRISON, MarliDallagnolet al, 2009. Livro Didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 08 de Novembro de 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso feito no dia 12 de setembro de 2017.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Rev. bras. hist. educ., Campinas-SP, v. 12, n. 3 (30). 2012 p. 179-197.

MUNAKATA, Kazumi. Investigações acerca dos livros escolares no Brasil: das ideias a materialidade. Publicado em CD-ROM: Colegio de San Luis.2003. Disponível em: http://www.academia.edu/10909984/Investiga%C3%A7%C3%B5es_acerca_dos_livros_escolares_no_Brasil_das_id%C3%A9ias_%C3%A0_materialidade.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/624037

PCN HISTÓRIA 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf. Acesso feito no dia 13 de outubro de 2018.

OLIVEIRA, João Batista Araújo, & GUIMARÃES, Sônia Dantas Pinto & BOMENY, Helena Maria Bousquet. “O Livro Didático e suas Funções”, “A Produção do Livro Didático no Estado Novo”. In A Política do Livro Didático. 2ª Ed. 1984. pp. 11 a 17 e 69 a 82.

PINSKY, Carla Bassanezi; BACELLAR, Carlos; GRESPAN, Jorge; NAPOLITANO, Marcos; JANOTTI, Maria de Lurdes; FUNARI, Pedro Paulo; LUCA, Tania Regina de; BORGES, Vavy Pacheco; ALBERTI, Verena. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2011.

PRADO. Eliane Mimesse.A importância das fontes documentais para a pesquisa em História da Educação. Inter Meio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS,v.16,n.31,p.124-133,jan./jun.2010. Acesso feito no dia 21 de Novembro de 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. As fontes históricas e o ensino da História. In: Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. – (Pensamento e ação no magistério).

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. O livro didático e o ensino da História. In: Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004. – (Pensamento e ação no magistério).

Publicado

2023-08-21

Como Citar

DE SIQUEIRA FREITAS, E. R. AS FONTES DOCUMENTAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de História Bilros: História(s), Sociedade(s) e Cultura(s), [S. l.], v. 10, n. 20, p. 35, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/bilros/article/view/11276. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS