USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOÇÃO DE LOCALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE MAPAS
Palavras-chave:
Geotecnologias, Ensino, Método, Aprendizagem e UsoResumo
Os recursos tecnológicos cada vez mais vêm ganhando espaço na educação formal, uma vez que a sociedade contemporânea vem assimilando gradativamente o uso das tecnologias, sendo possível utilizá-la em favor do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a ciência geográfica vem usando por meio das geotecnologias para o ensino da cartografia na escola. Apesar desse importante passo ainda há dificuldades a respeito ao treinamento dos professores, como também a indisponibilidade comum a escola da rede pública de ensino fundamental. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência de uso de geotecnologias no ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do ensino fundamental sobre o conhecimento e o uso dessas geotecnologias. A metodologia utilizada se deu por meio da aplicação de questionários semi-estruturados. Os resultados apontam que a maioria dos alunos do ensino fundamental tem acesso a internet, porem não usam as geotecnologias.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro Tenório Manso, Ruth Myllena Conceição de Lima, Daniel Dantas Moreira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.