USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOÇÃO DE LOCALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE MAPAS
Palavras-chave:
Geotecnologias, Ensino, Método, Aprendizagem e UsoResumo
Os recursos tecnológicos cada vez mais vêm ganhando espaço na educação formal, uma vez que a sociedade contemporânea vem assimilando gradativamente o uso das tecnologias, sendo possível utilizá-la em favor do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a ciência geográfica vem usando por meio das geotecnologias para o ensino da cartografia na escola. Apesar desse importante passo ainda há dificuldades a respeito ao treinamento dos professores, como também a indisponibilidade comum a escola da rede pública de ensino fundamental. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência de uso de geotecnologias no ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do ensino fundamental sobre o conhecimento e o uso dessas geotecnologias. A metodologia utilizada se deu por meio da aplicação de questionários semi-estruturados. Os resultados apontam que a maioria dos alunos do ensino fundamental tem acesso a internet, porem não usam as geotecnologias.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro Tenório Manso, Ruth Myllena Conceição de Lima, Daniel Dantas Moreira Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.