USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS TRÊS LEIS DE NEWTON
Palavras-chave:
Inteligências Múltiplas; Leis de Newton; FísicaResumo
Este trabalho foi realizado como parte das atividades de regência referente ao estágio supervisionado em ensino de física. As atividades e pesquisa de desempenho relatadas neste artigo foram desenvolvidas em uma escola pública do município de São Carlos, localizada no estado de São Paulo. Os agentes envolvidos neste trabalho foram cinquenta e sete alunos da escola, dois estagiários, o professor titular de física da escola, e o professor da Universidade responsável pela matéria de estágio supervisionado. As atividades ministradas foram realizadas em duas turmas de alunos do primeiro ano do ensino médio, denominadas Turma A e Turma B, em um total de doze horas/aula por turma, e os conteúdos abordados foram as Três Leis de Newton. No que diz respeito aos aspectos da pesquisa, as atividades foram divididas em dois grandes momentos, no primeiro, houve a realização de aula expositiva dialogada, e também realização de exercícios, e assim, ao final, os alunos responderam a um questionário baseado nas atividades realizadas. Após isso, foi aplicado uma atividade baseada na teoria de inteligências múltiplas, e depois, ao fim desta, a aplicação do mesmo questionário aplicado após a atividade anterior, a fim de averiguar se levar em conta o perfil subjetivo do aluno na realização das atividades traria benefícios quando analisado quantitativamente sobre a apropriação do conhecimento. Analisando os resultados obtidos, notou-se que houve uma melhora significativa por parte dos alunos quanto ao desempenho, uma vez que o índice de acerto aumentou consideravelmente.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Pedro Mardegan Ribeiro, Ruth Myllena Conceição LIMA, Daniel Dantas Moreira GOMES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.