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USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOÇÃO DE LOCALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE MAPAS

Autores/as

  • João Pedro Tenório Manso
  • Ruth Myllena Conceição de Lima
  • Daniel Dantas Moreira Gomes

Palabras clave:

Geotecnologias, Ensino, Método, Aprendizagem e Uso

Resumen

Os recursos tecnológicos cada vez mais vêm ganhando espaço na educação formal, uma vez que a sociedade contemporânea vem assimilando gradativamente o uso das tecnologias, sendo possível utilizá-la em favor do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a ciência geográfica vem usando por meio das geotecnologias para o ensino da cartografia na escola. Apesar desse importante passo ainda há dificuldades a respeito ao treinamento dos professores, como também a indisponibilidade comum a escola da rede pública de ensino fundamental. O presente trabalho tem como objetivo analisar uma experiência de uso de geotecnologias no ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com alunos do ensino fundamental sobre o conhecimento e o uso dessas geotecnologias. A metodologia utilizada se deu por meio da aplicação de questionários semi-estruturados. Os resultados apontam que a maioria dos alunos do ensino fundamental tem acesso a internet, porem não usam as geotecnologias.

Publicado

2019-12-18

Versiones

Cómo citar

Manso, J. P. T., Lima, R. M. C. de, & Gomes, D. D. M. (2019). USO DE GEOTECNOLOGIAS NO ENSINO DA CARTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOÇÃO DE LOCALIZAÇÃO E CONCEPÇÃO DE MAPAS. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 117–127. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2015

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