USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-UPE/ CAMPUS GARANHUNS
Keywords:
Educação. Formação. Jogos.Abstract
A importância contemporânea das tecnologias, tanto para a obtenção de informação quanto para o a formação dos sujeitos, torna-se progressivamente inegável. Diante disso, é imprescindível que o docente lance mão desses instrumentos a fim de tornar suas aulas interativas e dinâmicas. Nesse contexto objetivou-se, no presente trabalho determinar a compreensão que estudantes de curso superior, submetidos a atividades de jogos em sala de aula, têm sobre o uso de tecnologias como forma de produção de conhecimento. Para tal, estudantes dos anos iniciais dos cursos de Geografia e de Biologia (3º e 1º período, respectivamente), cursando disciplinas vinculadas a conteúdos geográficos foram convidados a usar o software Kahoot para jogos de revisão de conteúdo. Após a atividade os estudantes foram convidados a responder um questionário eletrônico que investigava sua experiência como usuário e suas perspectivas de uso futuro, para prática docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso atual de instrumentos eletrônicos na aprendizagem é muito baixo, bem como o fato de que houve poucos relatos de dificuldades de uso do aplicativo, indicando a quase inexistência de barreiras operacionais (por parte dos usuários). Por fim, a maioria dos investigados mostraram-se propensos a fazer uso do instrumento apresentado, divergindo na aplicação deste. Concluiu-se que a experiência discente, durante o processo formativo ocupa lugar muito importante na construção do acervo metodológico dos profissionais de educação.Downloads
Published
Versions
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Arlinda Pereira Dantas, Isabela Maria da Conceição, Alex Aureliano da Silva Santos, Daniel Dantas Moreira Gomes, Iwelton Madson Celestino Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.