USO DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA SOB A ÓTICA DAS TRÊS LEIS DE NEWTON
Keywords:
Inteligências Múltiplas; Leis de Newton; FísicaAbstract
Este trabalho foi realizado como parte das atividades de regência referente ao estágio supervisionado em ensino de física. As atividades e pesquisa de desempenho relatadas neste artigo foram desenvolvidas em uma escola pública do município de São Carlos, localizada no estado de São Paulo. Os agentes envolvidos neste trabalho foram cinquenta e sete alunos da escola, dois estagiários, o professor titular de física da escola, e o professor da Universidade responsável pela matéria de estágio supervisionado. As atividades ministradas foram realizadas em duas turmas de alunos do primeiro ano do ensino médio, denominadas Turma A e Turma B, em um total de doze horas/aula por turma, e os conteúdos abordados foram as Três Leis de Newton. No que diz respeito aos aspectos da pesquisa, as atividades foram divididas em dois grandes momentos, no primeiro, houve a realização de aula expositiva dialogada, e também realização de exercícios, e assim, ao final, os alunos responderam a um questionário baseado nas atividades realizadas. Após isso, foi aplicado uma atividade baseada na teoria de inteligências múltiplas, e depois, ao fim desta, a aplicação do mesmo questionário aplicado após a atividade anterior, a fim de averiguar se levar em conta o perfil subjetivo do aluno na realização das atividades traria benefícios quando analisado quantitativamente sobre a apropriação do conhecimento. Analisando os resultados obtidos, notou-se que houve uma melhora significativa por parte dos alunos quanto ao desempenho, uma vez que o índice de acerto aumentou consideravelmente.Downloads
Published
Versions
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 João Pedro Mardegan Ribeiro, Ruth Myllena Conceição LIMA, Daniel Dantas Moreira GOMES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.