Os Fundamentos para uma sociedade livre e a função da educação na Moralidade Subjetiva e na Moralidade Objetiva em Hegel
Palavras-chave:
Educação, Sociedade Livre, Moralidade Subjetiva, HegelResumo
A obra Princípios da Filosofia do Direito trata sobre os fundamentos de uma sociedade livre, esse artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da educação diante disso. Os três momentos dessa construção, são: o direito abstrato, a moralidade subjetiva e a moralidade objetiva. Na moralidade subjetiva, esse artigo se aprofunda um pouco mais no que se pretende, que é perceber como a educação se faz necessária para a formação de uma sociedade livre. A metodologia utilizada para a formação do artigo foi a leitura e a pesquisa da obra de Hegel, auxiliada de bibliografia secundária. A conclusão apresentada é que a educação na formação do sujeito que internaliza a lei não pode ser uma educação de “letramento”, nem de reprodução de técnicas. Essa moralidade subjetiva se efetiva e exterioriza na moralidade objetiva, que acontece em três instâncias: família, sociedade civil e Estado.
Downloads
Referências
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
NOVELLI, Pedro Geraldo Aparecido. A universalidade da educação em Hegel. Revista Dialectus, Ceará, ano 1, n. 1, julho-dezembro 2012.