A Origem enquanto criadora da verdade no pensamento de Martin Heidegger

Autores

  • Bruno José do Nascimento Oliveira

Palavras-chave:

Linguagem, Verdade, Arte, Heidegger, Origem

Resumo


A proposta desse trabalho se baseia em investigar a verdade e a linguagem poética no pensamento de Heidegger a partir do ensaio A origem da obra de arte (1936). Neste texto o filósofo encontra uma nova concepção de verdade, ligada à abertura promovida pela obra de arte. Dessa forma, o propósito geral desse trabalho consiste em defender, sob a perspectiva de Martin Heidegger, que a verdade se põe em obra na arte. Dessa forma, pretendemos em primeiro momento, abordar o sentido de origem na filosofia de Heidegger através da imagem que a obra de arte produz em cada espectador. Em um segundo momento, compreender sobre as diversas formas de revelação da verdade por meio da arte, delineando verossimilhanças entre o pensamento de Heidegger e Hölderlin, em um terceiro momento, pretendemos apontar o pensamento originário de Heidegger a partir da ontologia fundamental presente no texto: A origem da obra de arte (1936).

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

DO NASCIMENTO OLIVEIRA, B. J. . A Origem enquanto criadora da verdade no pensamento de Martin Heidegger. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 94–112, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6668. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos