A JUSTIÇA E O MELHOR REGIME POLÍTICO EM PLATÃO E ARISTÓTELES

Autores

  • André Menezes Rocha

Palavras-chave:

Filosofi a política grega, justiça, constituição, regime, Cidade

Resumo

Nosso propósito é interrogar de que maneira Platão e Aristóteles fundamentam a análise dos regimes e a distinção do melhor regime na ideia de justiça. Como veremos, a justiça é entendida por ambos tanto como ordem da natureza como virtude no ânimo e precisamente por ser tanto virtude no ânimo dos cidadãos como ordenação interna do cosmos é que a Justiça permite avaliar a natureza da Cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. A política. Tradução, introdução e notas de Mário da Gama Kury. Brasília, Editora da UNB, 1985

PLATÃO. A República. Tradução de Anna Lia Amaral de Almeida Prado. Revisão técnica e introdução de Roberto Bolzani Filho. São Paulo, Martins Fontes, 2006.

GOLDSCHMIDT, Victor. Diálogos de Platão. Estrutura e método dialético. Tradução de Dion Davi Macedo. São Paulo, Edições Loyola, 2002.

WOLFF, Francis. Aristóteles e a Política. Tradução de Thereza Cristina Ferreira Strummer e Lygia Araújo Watanabe. São Paulo, Discurso Editorial.

BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo na história do pensamento político. Tradução de Sérgio Bath. Brasília, Editora da UNB, 1980.

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

MENEZES ROCHA, A. A JUSTIÇA E O MELHOR REGIME POLÍTICO EM PLATÃO E ARISTÓTELES. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 9, n. 14, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5946. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos