A PERCEPÇÃO DA LIBERDADE E USO DA AUTONOMIA DA RAZÃO A LUZ DO PENSAMENTO DE KANT E RAWLS

Autores

  • Celestino Taperero Fernando

Palavras-chave:

Kant, Rawls, liberdade, razão, moral

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral explicitar a ideia de liberdade em Kant e Rawls. Kant é o filosofo que deu um passo mais largo na época moderna e pode ser considerado como denominador comum da época contemporânea. Isto se dá devido à sua dimensão de pensar e a preocupação com a industrialização da sua época, correlatos ao problema da metafísica e do conhecimento. Para Kant, a liberdade não é um direito, mas a condição para todo direito e esforçar-se por preservar a liberdade implica em viabilizar os direitos mesmos. Por enquanto que Rawls, começa por escrever uma teoria da justiça para propor um contrato social dentro das sociedades e das instituições sociais. Para ele as instituições justas são aquelas que vão de acordo com as virtudes e garantem o bem comum para todos de uma forma equitativa. Uma sociedade bem ordenada compartilha de uma concepção pública de justiça que regula a estrutura básica da sociedade. A sua intenção era formar uma sociedade justa sempre guiada por uma causa racional, visando garantir o bem estar da sociedade. A liberdade é reconhecida por intermédio dos bens primários, estabelecidos na posição original da pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, N. História de filosofia. São Paulo. Martin fontes. 2003, p. 275 DEWEY, John. A democracia participativa, Ed pucrs, Porto Alegre Brasil 2008

HABERMAS, Juergen. O discurso da modernidade, tradução, Luiz Sérgio Repa Rondnei Nascimento, Martins Fontes, São Paula 2001

MULLER, Rudinei. A crítica de Hegel ao formalismo moral Kantiano, argumentos especulativo, Unisinos, Porto Alegre, brasil 2012

MILL, J. Stuart, da liberdade, trad. E. Jacy Monteiro, brasil 1956

KANT, I. Crítica da razão pura. 6ª Ed. Lisboa. 2008; p347

_________ Paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa. 2008, p75

_________. Fundamentação da metafísica dos costumes. 6ªEd. Lisboa. 2008

RAWLS, John. História da Filosofia Moral. Organizado por Barbara Herman. Tradução Ana Aguiar Cotrim. Revisão da tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

________, O Liberalismo Político. (Political Liberalism, Columbia University Press, 1993).

_________. Uma Teoria da Justiça: Tradução de Almiro Pisetta e Lenita Maria Rímoli Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REALE, G. et ANTISER, D. História da filosofia. 2ª Ed. São Paulo. Paulus editora. 2007

SINGER, P. Ética prática. 2ª Edição. Martins fontes. São Paulo. 2006, p. 114 ROHDEN, Valério. Interesse da razão e liberdade. São Paulo, Ática 1981.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

TAPERERO FERNANDO, C. A PERCEPÇÃO DA LIBERDADE E USO DA AUTONOMIA DA RAZÃO A LUZ DO PENSAMENTO DE KANT E RAWLS . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 16, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5901. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos