O PENSAR E O NÃO PENSAR EM HANNAH ARENDT E EDGAR MORIN

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz

Palavras-chave:

Pensar, Complexidade, Educação

Resumo

Profundas mutações culturais, políticas, econômicas e sociais, irradiados por dispositivos tecnológicos e aparatos de veiculação, caracterizam o limiar do século XXI. O mundo sem fronteiras e o desejo da aldeia global, acenam para a formação de um consenso no campo dos signos sociais e do pensamento. Neste entendimento, em meio ao senso comum e a ideologia de massas, como desenvolver um pensamento refletido? Evocamos Hannah Arendt e Edgar Morin para pensar este contexto. O momento clama para uma nova subjetividade na educação, onde a escola e o professor sejam sujeitos da ação e não exercem de forma instrumental ofícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. OPUS DEI - ARQUEOLOGIA DO OFÍCIO. São Paulo: Boitempo, 2003. TRADUÇÃO: Daniel Arruda Nascimento

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

ARENDT, H. Responsabilidade e julgamento. Tradução de Rosaura Eichenberg. Edição de Jerome Kohn. Revisão técnica de Bethânia Assy e André Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_____. A vida do espírito. Tradução de Antonio Abranches e Helena Martins. 2.ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Ed. UFRJ, 1993.

_____. Was bleibt? Es bleibt dia Muttersprache. In: REIF, Adalbert (Hg.). Gespräche mit Hannah Arendt. München: Piper, 1976.

_____. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Posfácio de Celso Lafer. 10.ed, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CASTORIADIS, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto IV. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 20.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

_____. O método IV. As ideias. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

_____. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Maria da Conceição de Almeida, Edgard de Assis Carvalho (Orgs.). Tradução de Edgard de Assim Carvalho. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

_____. O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Alfredo Pena-Veja, Elimar Pinheiro de Almeida (Orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

_____. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

_____. Para sair do século XX. Tradução de Vera Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

_____. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. Tradução Geraldo G. de Souza/Renato de A. Rezende. São Paulo: Edusp, 1995.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

ARLAN SCHÜTZ, J. . O PENSAR E O NÃO PENSAR EM HANNAH ARENDT E EDGAR MORIN. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 10, n. 17, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5872. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos