DEVIR POLÍTICO E EDUCAÇÃO:

A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO PARA O ESTADO EM JEAN JACQUESS ROUSSEAU

Autores

  • Carlos Frederyck Machado Cavalcante

Palavras-chave:

Rousseau, Educação, Política

Resumo

O artigo em questão buscou dimensionar a relação existente entre os princípios defendidos por Jean Jacques Rousseau (1712-1778) em sua teoria educacional em paralelo com sua teoria política pautada na ideia de contrato social. Para tanto, tomamos como objetos centrais da pesquisa as obras Do Contrato social e Emílio que juntamente com outros textos do autor, tendo como metodologia uma investigação comparativa, levantamos a hipótese de que não é possível tratar de ambas as questões de forma separada destacando que há uma relação de continuidade entre a ideia de formação moral dos indivíduos e a construção de uma sociedade moralmente aceita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7. ed. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2011.

CASSIRER, Ernst. A questão Jean Jacques Rousseau. São Paulo: Unesp,1999.

DALBOSCO, Cláudio. Condição humana e educação do amor próprio em Jean Jacques Rousseau, São Paulo, 2016.

DALBOSCO, Cláudio (Org.). Filosofia e educação no Emílio de Rousseau. Campinas, SP: Alínea, 2011.

FORTES, Luís Roberto Salinas. Paradoxo do espetáculo: política e poética em Rousseau. São Paulo: Discurso, 1997.

FORTES, Luís Roberto Salinas. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática,1976.

GATTI, Roberto. Rousseau. São Paulo: Ideias e letras, 2015.

MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean Jacques Rousseau. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

MATOS, Olgária. Rousseau uma Arqueologia da desigualdade. São Paulo: Editores Associados, 1978.

PISSARA, Maria Constança P. Rousseau a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2006.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Considerações sobre o governo da Polônia e sua reforma projetada. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Brasiliense, 1982.

______. Do contrato social. São Paulo: Nova Cultural, 1987a.

______. Carta a Christophe de Beaumont. São Paulo: Estação da liberdade, 2005.

______. Cartas escritas da montanha. São Paulo: UNESP, 2016.

______. Discurso sobre a economia política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

______. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1988a.

______. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SIMPSON, Matthew. Compreender Rousseau. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

SOUZA, M. Graças. Ocasião propícia, ocasião nefasta: Tempo, história e ação política em Rousseau. Trans. Form. Ação, São Paulo, v. 29, n. 2, 2006.

STAROBINSKI, Jean. Jean Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

WOKLER, Robert. Rousseau. Porto Alegre: L&PM, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

MACHADO CAVALCANTE, C. F. . DEVIR POLÍTICO E EDUCAÇÃO: : A FORMAÇÃO DO SUJEITO POLÍTICO PARA O ESTADO EM JEAN JACQUESS ROUSSEAU. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 23, p. 20–43, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5641. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos