A Fé sob o Ponto de Vista do Edificante: Uma Interpretação do Discurso sobre a Expectativa da Fé

Autores

  • Matheus Maia Schmaelter UERN

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.16432

Palavras-chave:

Autoridade, Edificante, Subjetividade

Resumo

Este artigo interpreta o conceito de fé sob dois pontos de vista distintos, seguindo a preocupação de Kierkegaard em evitar o falseamento de um conceito ao abordá-lo a partir de atmosferas inadequadas. O ponto de vista da autoridade, próprio do sermão, é analisado a partir de Martinho Lutero. Para o reformador, a fé cristã consiste na apropriação de Cristo como dádiva graciosa de Deus, exigindo do indivíduo a crença firme de que o nascimento de Cristo é para o seu benefício individual ("para vós ele nasceu"). Essa fé realiza uma ação no próprio crente, levando à salvação e, consequentemente, a uma ética da imitação de Cristo. O ponto de vista filosófico/edificante é abordado através do discurso de Kierkegaard, que, sem autoridade para pregar, usa categorias éticas da imanência. Para Kierkegaard, a fé é um bem acessível a todos e reside na subjetividade, servindo como critério de igualdade radical. A "expectativa da fé" é a vitória sobre a multiplicidade do porvir (possibilidade indeterminada), que se alcança ao fixar o olhar no "eterno" (a fé). Essa vitória permite ao indivíduo tomar sua subjetividade no presente e alcançar significação existencial. A diferença fundamental reside no conteúdo: enquanto Lutero trata da salvação pela fé em Cristo, Kierkegaard trata da edificação imanente da subjetividade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KIERKEGAARD, Søren. A doença para a morte. Tradução, introdução e notas de Jonas Roos. Petrópolis: Vozes, 2022.

KIERKEGAARD, Søren. Dezoito discursos edificantes. Tradução, introdução e notas de Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D'água Editores, 2023.

KIERKEGAARD, Søren. Kierkegaard Journals and Notebooks. 11 vols. Edited by Niels Jørgen Capellørn et al. Princeton: Princeton University Press, 2007-2020. [KJN]

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.

KIERKEGAARD, Søren. Ponto de vista explicativo da minha obra como escritor. Tradução de João Gama revista por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1986.

KIERKEGAARD, Søren Pós-escrito às Migalhas filosóficas. Tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis: Vozes, 2013.

LUTHER, Martin. The Gospel for Christimas Eve, Luke 2[:1-14]. Translated by John G. Kunstmann. In.: Luther’s Works, vol. 52: Sermons II. Edited by Hans J. Hillerbrand; General Editor Helmut T. Lehmann. Translated by by John G. Kunstmann and S.P. Hebart. Philadelphia: Fortress Press, 1974.

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

SCHMAELTER, M. M. A Fé sob o Ponto de Vista do Edificante: Uma Interpretação do Discurso sobre a Expectativa da Fé. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e25049, 2025. DOI: 10.52521/poly.v18i3.16432. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/16432. Acesso em: 5 dez. 2025.