Pensar com os pés no chão: Filosofias de corpo, terra e palavra na perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.15558

Resumo

A filosofia brasileira deve ser constituída a partir dos nossos problemas. Assim, apresentaremos três perspectivas filosóficas decoloniais provenientes do pensamento de Emicida, Chico Science e Nêgo Bispo. Buscamos evidenciar que a filosofia brasileira pode ser produzida a partir de múltiplas referências, tendo o corpo, a terra e a palavra como fontes de manifestações filosóficas, artísticas e culturais. Como partida, trazemos o pensamento de Roberto Gomes, na obra Crítica da Razão Tupiniquim. O objetivo consiste em evidenciar diferentes filosofias brasileiras por meio da música, literatura oral e poesia. A metodologia utilizada foi a análise do discurso, promovendo inferências e propondo a elaboração de novos conceitos, em meio aos contextos históricos, sociais e ideológicos que os autores vivenciaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Cristina Frau, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática no PECIM da Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Educação na área de Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora efetiva de Filosofia da Rede Pública Estadual Paulista, atualmente designada como Coordenadora Geral de Gestão Pedagógica na Escola Estadual Professor Benedito Sampaio. Redatora de Filosofia do Currículo Paulista - Etapa Ensino Médio e do material didático Currículo em Ação

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

OLIVEIRA, A. M.; FRAU, E. C. Pensar com os pés no chão: Filosofias de corpo, terra e palavra na perspectiva decolonial. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e25025, 2025. DOI: 10.52521/poly.v18i3.15558. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/15558. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Dossiê Filosofia Latino-Americana