Ontologia e Representação em Gadamer: a experiência artística como presentificação e atualização da verdade
the artistic experience as presentification and effectiveness of truth
DOI:
https://doi.org/10.52521/poly.v18i1.14035Palavras-chave:
Gadamer; Hermenêutica; Arte; Representação; Ontologia.Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre o conceito de “representação” (Darstellung) no pensamento de H-G. Gadamer. Em suas considerações acerca do modo de ser da obra de arte o autor propõe a superação daquilo que ele chama de “consciência estética”, que reduziu (ou até aniquilou) o âmbito de verdade da arte, ao considerá-la apenas como um objeto estético. O conceito de “representação” como Darstellung (em oposição a Vorstellung) emerge como a possibilidade de reconhecer na obra aquilo que lhe é mais próprio: 1) a necessidade de ser interpretada; e 2) a sua existência como efetiva “presentificação do ser”. Isso exige de nós uma melhor avaliação acerca de sua produtividade para uma crítica à estética moderna e também para fundamentar uma virada em direção a uma ontologia da arte.
This paper aims to reflect on the concept of "representation" (Darstellung) in the thought of H-G. Gadamer. In his considerations about the mode of being of the work of art, the author proposes the overcoming of what he calls "aesthetic consciousness", which reduced (or even annihilated) the scope of truth of art, by considering it only as an aesthetic object. The concept of "representation" as Darstellung (as opposed to Vorstellung) emerges as the possibility of recognizing in the work what is most proper to it: 1) the need to be interpreted; and 2) its existence as an effective "presenting of being". This demands from us a better evaluation of its productivity for a critique of modern aesthetics and also to ground a turn towards an ontology of art.
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Referências
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