O CONCEITO DE INTERIORIDADE NAS OBRAS DE KIERKEGAARD

RESENHA DE ABSTRATO E CONCRETO: INTERIORIDADE EM SÖREN KIERKEGAARD

Autores

  • Elias Gomes da Silva Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Resumo

O respectivo texto trata-se de uma resenha crítica do livro Abstrato e Concreto: Interioridade em Sören Kierkegaard. Utilizando-se como primícia o conceito de interioridade o autor defende que essa é uma das formas mais assertivas para melhor compreender a agudeza dialética e a originalidade intrínseca contida nas obras do dinamarquês. Nele são demonstrados as linhas gerais os momentos específicos da filosofia kierkegaardiana em um discurso que alinha rigor acadêmico e o uso sistemático dos conceitos. A obra insere-se em um contexto que faz jus ao projeto do nórdico de apontar que a verdade não pode ser acessada pela via da objetividade, visto que a mesma é indiferente à subjetividade, com isso, à interioridade.   

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Referências

SILVA, Marconi Oliveira. Abstrato e Concreto: Interioridade em Sören Kierkegaard. São Paulo: Intermeios, 2021, 211p.

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Publicado

2024-07-14

Como Citar

DA SILVA, E. G. O CONCEITO DE INTERIORIDADE NAS OBRAS DE KIERKEGAARD: RESENHA DE ABSTRATO E CONCRETO: INTERIORIDADE EM SÖREN KIERKEGAARD. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 445–451, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12573. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenha