As Concepções de pessoa na teoria da justiça de John Rawls
Resumo
Este artigo explora as mudanças da concepção de pessoa em John Rawls, com foco nas suas obras: Uma Teoria da Justiça e Liberalismo Político. É importante notar que a proposta de uma concepção de pessoa sofre alteração segundo a proposta e intenção original de cada obra. No trabalho inicial de Rawls, ele enfatizou o indivíduo como um agente racional, enquanto em seu trabalho posterior ele mudou para uma perspectiva mais comunitária, enfatizando a importância da cooperação social, os valores compartilhados das sociedades democráticas e uma ênfase na razoabilidade. Essa mudança no pensamento de Rawls é significativa para entender suas contribuições para a filosofia política e os debates em curso sobre a natureza da personalidade na teoria política contemporânea. Também analisa a crítica de Michael Sandel à concepção de pessoa de Rawls, particularmente ao que denomina de “eu desvinculado”.
Downloads
Referências
BRAGA, Antonio Frederico Saturnino. Kant, Rawls e o utilitarismo: justiça e bem na filosofia política contemporânea. Rio de Janeiro – RJ, Contraponto, 2011.
COITINHO, Denis. Posição original e equilíbrio reflexivo em John Rawls: o problema da justificação. Dois Pontos: Revista de Estudos em Filosofia Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 31-51, jan./jun. 2018. Disponível em: https://revistas.pucpr.br/index.php/doispontos/article
/view/23420. Acesso em: 26 mar. 2023.
FELIPE, Sônia T. Rawls: uma teoria ética-política da justiça. IN: OLIVEIRA, Manfredo A. de Oliveira (Org). 2.ed. Correntes fundamentais da Ética. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.
FORST, Rainer. Contextos da justiça. São Paulo: Boitempo Editora, 2010.
MAGALHÃES, Theresa Calvet de. A ideia de liberalismo em John Rawls. IN: OLIVEIRA, Manfredo; Aguiar, ODÍLIO Alves, et al. (org.). Filosofia política contemporânea. Petrópolis- RJ: Vozes, 2003. p. 251-271.
GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução de Alonso Reis Freire. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GONDIM, E., & Tendai Chingore, T. (2021). John Rawls: a razoabilidade como demarcação de objetividade. Oxímora. Revista Internacional De Ética Y Política, (18), 141–152. https://revistes.ub.edu/index.php/oximora/article/view/32546/32818.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2001
NEDEL, José. A teoria ético-política de John Rawls: uma tentativa de integração de liberdade e igualdade. Editora EDIPUCRS: Porto alegre, 2000.
OLIVEIRA, Juliano Cordeiro da Costa. As críticas de Habermas a Rawls acerca do diálogo entre secularismo e religião na democracia. Sapere aude – Belo Horizonte, v. 7 – n. 12, p. 390-403, Jan./Jun. 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude
/article/view/P.2177-6342.2016v7n13p390/10209.
OLIVEIRA, Pablo Camarço. Liberalismo político de John Rawls: religião, secularismo e pluralismo. Curitiba: Editora CRV, 2020.
RAWLS, John. O Liberalismo Político. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 2.ed. Tradução de Almiro Pisetta, Lenita Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SANDEL, Michael J. O liberalismo e os limites da justiça. 2.ed. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
WERLE, Denilson Luis. Justiça e democracia: ensaios sobre John Rawls. Editora Singular, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ANTONIO GONÇALVES SOBREIRA, Luis Alexandre Dias do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.