A Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino

um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia

Autori

  • Renata Cordeiro Rodrigues Mestre em Planejamento em Políticas Publicas - UECE
  • Alexandre Almeida Barbaho Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UECE https://orcid.org/0000-0003-4612-6162

Parole chiave:

Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.

Abstract

O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.

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Pubblicato

2016-08-04

Come citare

Rodrigues, R. C., & Barbaho, A. A. (2016). A Obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede de Ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 6(17), 199–219. Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614

Fascicolo

Sezione

Artigos