The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network

a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia

Authors

  • Renata Cordeiro Rodrigues Mestre em Planejamento em Políticas Publicas - UECE
  • Alexandre Almeida Barbaho Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UECE https://orcid.org/0000-0003-4612-6162

Keywords:

Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.

Abstract

O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.

Downloads

Published

2016-08-04

How to Cite

Rodrigues, R. C., & Barbaho, A. A. (2016). The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 6(17), 199–219. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614

Issue

Section

Artigos