The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network

a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia

Authors

  • Renata Cordeiro Rodrigues Mestre em Planejamento em Políticas Publicas - UECE
  • Alexandre Almeida Barbaho Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UECE https://orcid.org/0000-0003-4612-6162

Keywords:

Lei 11.645/08. Cultura afro-brasileira e indígena. Escolas públicas municipais.

Abstract

O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se faz obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A implementação da Lei sancionada, tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira. Esta pesquisa trata de questões inerentes a aplicabilidade da referente Lei nos ambientes escolares, buscando a compreensão das conquistas relativas ao processo da formação de identidade cultural da sociedade nacional. Para tanto, foi feito um estudo quali-quantitativo, com aplicação de questionários aos alunos, do 8º e 9º ano, de duas escolas, localizadas no Município de Caucaia, no Estado do Ceará, onde também, através de visitas externas foi possível proferir um estudo por meio da observação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-08-04

How to Cite

Rodrigues, R. C., & Barbaho, A. A. (2016). The Obligation of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Education Network: a study on the implementation of Law No. 11,645 / 08 in the syllabus of public schools in Caucaia. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 6(17), 199–219. Retrieved from https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614

Issue

Section

Artigos