A Relevância da Gestão Democrática na Mediação de Conflitos Escolares

Estudo de Caso na Escola Municipal Zaíra Monteiro Godim

Autores

  • Vasti Capistrano de Sousa Taboza Mestre em Planejamento em Políticas Publicas - UECE
  • Maria Andréa Luz da Silva Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0003-3685-7762

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2017.7.19.601

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Mediação. Conflitos.

Resumo

A educação exerce papel fundamental em nossa sociedade e é direito do cidadão e dever do Estado, conforme está escrito em nossa Constituição. Educação de qualidade e gestão democrática estão relacionadas. O gestor democrático se preocupa em manter um bom clima escolar, a fim de que haja aprendizagem significativa e cuida da administração dos conflitos de forma a encontrar o consenso através do diálogo. A gestão de Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim (EMZMG) foi o locus de uma pesquisa qualitativa na qual fizemos um Estudo de Caso, utilizando a entrevista semiestruturada. Analisamos a influência da gestão democrática na resolução dos conflitos escolares com o uso da metodologia da mediação com o objetivo de melhorar o clima escolar, diminuir a indisciplina e alimentar a proficiência do aluno.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

Taboza, V. C. de S., & Silva, M. A. L. da. (2017). A Relevância da Gestão Democrática na Mediação de Conflitos Escolares: Estudo de Caso na Escola Municipal Zaíra Monteiro Godim. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 7(19), 92–110. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2017.7.19.601

Edição

Seção

Artigos