The The Relevance of Democratic Management in School Conflict Mediation Case Study at Zaíra Monteiro Godim Municipal School
Estudo de Caso na Escola Municipal Zaíra Monteiro Godim
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2017.7.19.601Keywords:
Gestão Democrática. Mediação. Conflitos.Abstract
A educação exerce papel fundamental em nossa sociedade e é direito do cidadão e dever do Estado, conforme está escrito em nossa Constituição. Educação de qualidade e gestão democrática estão relacionadas. O gestor democrático se preocupa em manter um bom clima escolar, a fim de que haja aprendizagem significativa e cuida da administração dos conflitos de forma a encontrar o consenso através do diálogo. A gestão de Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim (EMZMG) foi o locus de uma pesquisa qualitativa na qual fizemos um Estudo de Caso, utilizando a entrevista semiestruturada. Analisamos a influência da gestão democrática na resolução dos conflitos escolares com o uso da metodologia da mediação com o objetivo de melhorar o clima escolar, diminuir a indisciplina e alimentar a proficiência do aluno.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, and the study is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the study by acknowledging authorship and initial publication in this journal.