O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará

Autori

  • Lucidalva Pereira Bacelar Mestre em Planejamento em PolíticasPublicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP

Parole chiave:

conselho escolar, democracia, participação, gestão escolar

Abstract

No estado do Ceará, a Política da Gestão Democrática tomou corpo a partir de 1995, quando várias ações integradas foram desenvolvidas sob o foco da expressão “todos pela educação de qualidade para todos”. O “ todos pela educação” era o grande apelo à mobilização da sociedade para as decisões educacionais e assim em 1995, a comunidade elege pela primeira vez o seu diretor, deflagrando a descentralização do poder político e o fortalecimento da autonomia escolar. Os Conselhos Escolares, por sua vez, adquirem feição própria, como um dos mais fortes mecanismos de efetivação da Gestão Democrática. O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos Conselhos Escolares no contexto da Política de Gestão Democrática da escola pública no Ceará, avaliando a concepção, posição na estrutura de poder da escola, competências, representatividade, funcionamento e coordenação dos Conselhos na trajetória de consolidação de uma Gestão mais democrática. Na perspectiva das escolas estaduais pesquisadas, os depoimentos comuns apontaram para a importância da atuação dos Conselhos, embora na mesma proporção tenha sido notória a ausência concreta da atuação dos mesmos. Nas falas dos gestores, há evidências da clareza do papel dos Conselhos Escolares; na fala dos professores e funcionários, esta clareza diminui; e na fala dos alunos e pais a tendência é a obscuridade sobre o real papel dos Conselhos como mecanismo de controle social da escola. Os pais, por sua vez, se limitam a entender a participação de forma pontual, expressando esta compreensão através de citações como “a diretora é muito boa, vive chamando a gente para as reuniões e festas da escola”. Confirma-se assim, que entre as concepções de Gestão Democrática e as práticas escolares há um fosso a ser superado. No entanto, não se pode negar que impera no ambiente escolar, um sentimento crescente pela participação, o que significa um avanço na direção da superação dos entraves manifestados nos discursos e nas práticas pedagógicas. Os avanços da atuação dos Conselhos para a democratização da Gestão Escolar são significativos, os retrocessos na qualificação dessa atuação são perceptíveis, mas o que de fato aponta para a certeza do caminho escolhido são as perspectivas que se despontam através de práticas cada vez mais participativas da comunidade, no tocante às decisões acerca dos rumos das escolas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALENCAR, Marília Pontes Spósito. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In: ciclos. Editora p& Rio de Janeiro, 2000.

ANTUNES, ÂNGELA. Aceita um conselho? como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.

BORDIGNON, Genuíno. Avaliação na gestão de organizações educacionais. In: Avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro: fundação Cesgranrio, 1995. vol.3.

BRASIL. Constituição da RepúblicaFederalista do Brasil. Capitulo III, Seção I, Artigo 205 -214. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. MEC. Gestão escolar e formação de gestores, In: em Alberto, n° 72, vol. 17. Brasília: INEP, jun.2000.

CEARÁ. Escola Melhor, Vida Melhor. Plano de Educação Básica 2003 –2006. Fortaleza, 2003.

_______.Educação Pública: O Ceará na Conquista da Cidadania. Relatório de Atividades. 1991-1994.

_______.Lei n° 12.442, de 08 de maio de 1995. dispõe sobre o processo de Escolha de diretores de Escolas [...]

________. Eleição de diretores. O que mudou na escola? Proposta de avaliação. Projeto de Pesquisa. Julho de 1998.

CEARÁ. Gestão Escolar e Qualidade da Educação. SEDUC, 2005.

CEARÁ. Cartilha novos Paradigmas da Gestão Escolar. SEDUC 2005.CEARÁ. Série: educação Ceará 95/98, SEDUC, 1998.

CENPEC: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura Ação Comunitária Relatório do registro analítico dapolítica educacional do Ceará, todos pela Educação no Ceará. 1995-1999. São Paulo, 2000.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. Editora Cortez –São Paulo, 1997.

LUCK, Heloísa e outros. A Escola Participativa: o Trabalho do Gestor Escolar, Rio de Janeiro,1998.

MATOS, Kelma Socorro Lopez de; MAIA, Maurício Holanda; VIEIRA, Sofia Lerche. Ceará: qualidade, acesso e gestão na escola: uma visão dos usuários. Brasília: Banco Mundial, 2000.

NASPOLINI, Antenor. Eleições diretas nas escolas públicas.

O POVO, Fortaleza, 04 dez.2001, Opinião, 07. PARO, Vitor. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001. SEDUC/CAGE/CREDE 21. Fóruns regionais dos conselhos escolares.

VIEIRA, Sofia Lercher; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-11-09

Come citare

Bacelar, L. P., & Andrade, F. R. B. (2021). O papel dos Conselhos Escolares no Contexto da Política de Gestão Democrática no Ceará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(01), 174–201. Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1334

Fascicolo

Sezione

Artigos