Ideais de bem-estar para trabalhadoras do comércio popular no interior do Ceará

Autori

  • Yslia Batista Alencar Mestranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Roberto Marques Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE), Doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2023.13.31.12210

Parole chiave:

comércio popular, mercado, conflitos, mediação, cidades médias

Abstract

Entre os anos de 2017 e 2018, o centro comercial de Crato-CE, um dos espaços destinados ao comércio popular local, passou por uma reforma que modificou sua infraestrutura. Finda a reforma, o antigo “Camelódromo” passou a ser designado pelas autoridades locais responsáveis pela reforma, pelo público e pelas trabalhadoras daquele espaço como “Shopping Popular”. A partir de observação flutuante, presença contínua no local após a reforma e entrevistas semiestruturadas, intentamos compreender a percepção das trabalhadoras permissionárias do “Shopping Popular de Crato” sobre as modificações ocorridas. Dialogamos com lideranças da Associação de Comerciantes Informais do Crato (ACIC) e permissionários associados, ao mesmo tempo que vivenciamos o cotidiano desse mercado público. Os resultados indicam os novos projetos de trânsito e de bem-estar materializados em novas formas de interação e denominação desse espaço comercial. Apontam, ainda, a necessidade de estudos mais aprofundados sobre as lideranças populares que mediaram os conflitos entre o poder público e os permissionários. Também é possível perceber como imaginários espaciais do Cariri cearense ordenam os modos de organização dos espaços populares e as demandas de consumo, associando-os a modelos das grandes cidades brasileiras.

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Pubblicato

2023-08-07

Come citare

Alencar, Y. B., & Marques, R. (2023). Ideais de bem-estar para trabalhadoras do comércio popular no interior do Ceará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 13(31), 63–82. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2023.13.31.12210

Fascicolo

Sezione

Artigos