Programa de Alfabetização Na Idade Certa:
uma experiência bem sucedida em Fortaleza
Parole chiave:
Alfabetização, PAIC, Mudança pedagógicaAbstract
As políticas formuladas pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), pelo governo do Estado do Ceará, têm como meta a alfabetização em um curto espaço de tempo das crianças da rede pública de ensino. O objeto da investigação é a utilização do PAIC, suas práticas pedagógicas dentro da escola municipal de Fortaleza. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa representa os anos de iniciação do PAIC até os tempos atuais. O objetivo geral desse artigo é de averiguar a implantação do eixo de alfabetização no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) em uma escola municipal de Fortaleza. A metodologia é bibliográfica e estudo de caso. Como fundamentação teórica destaca-se: Castro (1998); Freire (1996); Pires (2001); Souza (2003) entre outros. O estudo de caso em relação à técnica de coleta de dados foi realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada na Aerolândia no Município de Fortaleza. As professoras não tiveram dificuldades em reconhecer o objetivo das atividades alfabetizadoras, diante as repercussões da proposta do programa PAIC “Alfabetizar letrando”, pois o programa já estava sendo utilizado pelas professoras, diante da ida da supervisora a Sobral, para melhor conhecimento do PAIC, e dito como positivo para a prática pedagógica das alfabetizadoras, como informou a vice-diretora. Informou que as consequências esperadas das ações do programa começaram a ser percebidas, devido ao grande compromisso e envolvimento das professoras no decorrer de todo o processo de avaliação. Assim, a pesquisa aponta uma luz da mudança pedagógica, e constata prática inovadora, que fez com que a escola pesquisada tivesse excelente desempenho, diante da mudança das práticas realizadas pelos professores em sala de aula.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.