Programa de Alfabetização Na Idade Certa:

uma experiência bem sucedida em Fortaleza

Autori

  • Emanuela Queiroz da Silva
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Parole chiave:

Alfabetização, PAIC, Mudança pedagógica

Abstract

As políticas formuladas pela implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), pelo governo do Estado do Ceará, têm como meta a alfabetização em um curto espaço de tempo das crianças da rede pública de ensino. O objeto da investigação é a utilização do PAIC, suas práticas pedagógicas dentro da escola municipal de Fortaleza. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa representa os anos de iniciação do PAIC até os tempos atuais. O objetivo geral desse artigo é de averiguar a implantação do eixo de alfabetização no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) em uma escola municipal de Fortaleza. A metodologia é bibliográfica e estudo de caso. Como fundamentação teórica destaca-se: Castro (1998); Freire (1996); Pires (2001); Souza (2003) entre outros. O estudo de caso em relação à técnica de coleta de dados foi realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, situada na Aerolândia no Município de Fortaleza. As professoras não tiveram dificuldades em reconhecer o objetivo das atividades alfabetizadoras, diante as repercussões da proposta do programa PAIC “Alfabetizar letrando”, pois o programa já estava sendo utilizado pelas professoras, diante da ida da supervisora a Sobral, para melhor conhecimento do PAIC, e dito como positivo para a prática pedagógica das alfabetizadoras, como informou a vice-diretora. Informou que as consequências esperadas das ações do programa começaram a ser percebidas, devido ao grande compromisso e envolvimento das professoras no decorrer de todo o processo de avaliação. Assim, a pesquisa aponta uma luz da mudança pedagógica, e constata prática inovadora, que fez com que a escola pesquisada tivesse excelente desempenho, diante da mudança das práticas realizadas pelos professores em sala de aula.

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Pubblicato

2014-05-05

Come citare

Silva, E. Q. da, & Magalhães Júnior, A. G. (2014). Programa de Alfabetização Na Idade Certa:: uma experiência bem sucedida em Fortaleza. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 4(11), 1–29. Recuperato da https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1085

Fascicolo

Sezione

Artigos